quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Brincar sem Abusar


“Brincar sem Abusar”

Em comemoração do 20º Aniversário do Portal CEN - CÁ ESTAMOS NÓS estamos lançando o desafio “Brincar sem Abusar” a todos os Autores, Autoras, Amigos e Amigas do PORTAL CEN.

O desafio consiste em enviar uma resposta ao mote provocado por Carlos Leite Ribeiro, em Verso ou Prosa. Os textos serão publicados neste blog e divulgado no Facebook e por e-mail a todos os que estiverem cadastrados.

Ao iniciar esta nova rubrica, um aviso: Não são permitidas respostas pornográficas ou sobre política, religião, credos e raças. Vamos “Brincar sem Abusar”! Mostrem os vossos recursos naturais pela inspiração, originalidade, enfim a vossa intelectualidade. Sempre tive orgulho nos Autores e amigos da Portal CEN – “Cá Estamos Nós”, e não quero ficar desiludido. Esta rubrica já vem dos primórdios do nosso CEN, quando ainda não tínhamos Portal e a distribuição era feita só por e.mail. E podem crer que foi um grande sucesso! Mãos à obra. Podem convidar vossos amigos a colaborarem também.

PRIMEIRO MOTE: Leiam o texto abaixo escrito por Carlos Leite Ribeiro e siga o pedido de desafio:

ET – Extraterrestre

(Este texto é de Carlos Leite Ribeiro)

A campainha de minha porta tocou e fui ver quem era. Ao abrir a porta, fiquei incrédulo ao ver à minha frente uma estranha figura que nem um metro de altura tinha, muito verde e grande cabeça.

 Quem é você? – perguntei eu.



A tal figura estranha, fez uns ruídos estranhos e por gestos pediu-me uma enciclopédia. Mandei-o entrar para a casa de jantar e fui buscar uma velha enciclopédia e entreguei-lhe. Não tinha visto alguém desfolhar um enciclopédia tão rápido…Quando acabou de desfolhar a enciclopédia, olhou para mim e perguntou:

– Qual é o teu nome?

Confesso que fiquei muito espantado e respondi: Carlos. E retorqui ao perguntar-lhe: e tu, qual é teu nome? Respondeu-me mas eu não compreendi porque o nome nem “chinamarquês”. Resolvi chamar por Sapo, o que ele acedeu com a cabeça.

Quis saber de onde ele vinha, mas respondeu de tal maneira que não compreendi. Perguntei-lhe porque tinha vindo cá e respondeu-me que tinha sido mandado (pelo chefe?) para aprender o Português e saber como vivíamos neste Planeta, etc.. Entretanto, fez-me sinal que tinha fome. Logo telefonei a encomendar uma pizza das grandes, que em poucos minutos chegou, bem quentinha e com um cheiro apetitoso. Coloquei-a na mesa e fui à cozinha buscar água e dois copos.

Quando regressei à casa de jantar para saborear a pizza. Ele com largo sorriso disse-me que tinha gostado muito, o que logo vi que tinha comido a embalagem e a pizza…

Quando abri a garrafa de água para encher os copos, tirou-me a garrafa da mão e perante meu espanto comeu a garrafa e bebeu a água. Quer dizer: para este amigo (Sapo), come desde cartão, pizza, plástico e bebe água!

Depois, pediu-me o nome e endereços de meus amigos, tanto de Portugal como do Brasil, dizendo que queria visitá-los também. Depois de conversas banais, na despedida dei-lhe 10 euros para ele atestar de combustível a viatura dele, que parecia dois pratos emborcados um no outro.


Perguntas que se impõem ao desafio:
O Sapo foi visitá-lo ou visitá-la?
E como o recebeu?
O que ele perguntou?
O que lhe deu para comer e beber?
Dê-nos pormenores, em Prosa ou em Verso – OK?

Mandem como foi o vosso encontro com o Sapo somente para o meu e-mail: carlosleiteribeiro@sapo.ptaté ao dia 27 de Janeiro de 2018, com respostas muito completas.

Vamos lá puxar pela vossa imaginação!


2 comentários:

  1. Muito Obrigado querido amigo, Dermeval Neves!
    Abraço muito amigo e agradecido.
    Carlos Leite Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado querido amigo, Dermeval Neves!
    Abraço muito amigo e agradecido.
    Carlos Leite Ribeiro

    ResponderExcluir

CEN - CÁ ESTAMOS NÓS
Atos e Fatos. Não só palavras.